Nossos Objetivos
Este comitê tem, por objetivo geral, a implementação do bom uso dos métodos bioacústicos para o estudo de quirópteros no Brasil. Os membros deste comitê estarão disponíveis para auxiliar os sócios da Sbeq sobre qualquer aspecto relacionado com o tema, seja em relação a equipamentos, projetos e/ou cursos.
Objetivos específicos:
Coordenar a elaboração de protocolos de estudos em bioacústica;
Criar uma biblioteca nacional de vocalizações de morcegos brasileiros;
Ofertar cursos de introdução à bioacústica, apoiados institucionalmente pela Sbeq;
Criar um credenciamento Sbeq para pessoal capacitado em análise bioacústica de morcegos.
Biblioteca de Sons
A biblioteca de sons da SBEQ tem como objetivo principal suportar o uso de métodos acústicos para o estudo de morcegos no Brasil. Com esta biblioteca pretendemos aumentar a capacidade de coletar, compilar e preservar gravações de morcegos brasileiros, assim como promover o uso dessas gravações para diversos fins tais como pesquisa científica, trabalhos técnicos e educação ambiental. Neste momento, a nossa biblioteca conta com 221 gravações pertencentes a 32 taxa distintos em 4 biomas brasileiros.
Embora de livre acesso, a utilização de gravações desta biblioteca para fins de publicação científica e/ou comercial carece de autorização prévia do Comitê de Bioacústica da SBEQ e de cada um dos seus coletores originais. Se desejar contribuir com arquivos para esta biblioteca, por favor contacte-nos através do e-mail acustica.sbeq@gmail.com.
Acesse AQUI o nosso catálogo das gravações com metadados.
Todos os arquivos de sons do nosso catálogo estão disponíveis abaixo. Acesse o link SBEQ de cada bioma para ter acesso a pasta e fazer download dos arquivos.
Bibliografias Sugeridas
1. Identificação Acústica de Morcegos Neotropicais (Comitê de Bioacústica Sbeq, Março 2018);
2. Who’s calling? Acoustic identification of Brazilian bats (Arias-Aguilar et al., 2018);
11. Bat Bioacoustics (Fenton et al., 2016);
12. Ecological and Behavioral Methods for the Study of Bats (Kunz & Parsons, 2009);
Outras referências úteis:
4. Aerial insectivorous bat activity in relation to moonlight intensity (Appel et al., 2017);
Como citar informações desta página:
Hintze, F; Bernard, E.; Aguiar, L.; Pereira, M.J.; Bobrowiec, P. & Falcão, F. 2019. Comitê de Bioacústica. SBEQ 2019.v2. Acessado em: