Comitê de Lista de Espécies

Conheça nossa equipe:

Sobre o Comitê

O Comitê da Lista de Morcegos do Brasil - CLMB foi criado em abril de 2011 pelo conselho de administração da Sociedade Brasileira de Estudos de Quirópteros (Sbeq), com o objetivo de fornecer a seus membros e ao público em geral uma lista oficial de morcegos brasileiros. Os primeiros resultados desse Comitê foram publicados em 2014, quando 178 espécies, em 68 gêneros e 9 famílias, foram reconhecidas como tendo registros válidos para o país (Nogueira et al., 2014). Na mesma publicação, o Comitê também relatou duas listas adicionais, uma incluindo registros duvidosos (10 espécies) e outra com registros errôneos (6 espécies). Desde que ficou disponível, essa lista de verificação foi citada em pelo menos 196 publicações (do Google Scholar; avaliadas em setembro de 2020), corroborando as expectativas de que seria um recurso útil, especialmente para pesquisadores de morcegos.

Esta página pretende dar conta de um objetivo adicional de nosso Comitê, que é fornecer uma atualização contínua da lista de morcegos brasileiros. Deve ser visto como um complemento de nossa referência principal (Nogueira et al., 2014), e recomendamos uma leitura conjunta quando a diversidade brasileira de morcegos estiver sendo considerada (as notas que sustentam os registros originais não são repetidas aqui). Cada mudança apresentada abaixo recebeu um número de identificação, seguido de uma indicação da mudança em si, uma descrição do evento que resultou nessa mudança (por exemplo, descrição de novas espécies), a referência onde foi publicada, o número de coleta de uma amostra com registro (quando aplicável) e a data em que a alteração foi incluída nesta página. Quando a mudança adotada se baseia em observações pessoais de um membro do comitê, esse membro se torna a referência para a mudança, até que informações publicadas estejam disponíveis para substituí-la. Nem todas as entradas em nossa lista de alterações representam, de fato, alterações. Em casos de atos nomenclaturais conflitantes, podemos optar pela retenção do acordo atual.

Ao selecionar registros para avaliação e possível inclusão aqui, o Comitê adotou a mesma lógica descrita em Nogueira et al. (2014): foram considerados apenas aqueles apoiados em material de voucher e encontrados em artigos revisados ​​por pares e em breves comunicações publicadas em revistas científicas e livros. Nossa intenção é manter esta página constantemente atualizada, apresentando as alterações assim que elas estiverem disponíveis para nós e forem consideradas válidas. Convidamos autores de manuscritos aceitos que contenham registros que potencialmente afetam nossa (s) lista (s) a entrar em contato conosco (contato: sbeq.contato@gmail.com) e enviar uma versão preliminar de seus documentos. Da mesma forma, sugestões e comentários da comunidade científica em geral são bem-vindos. As três listas apresentadas em Nogueira et al. (2014) são aqui denominadas lista 1 (lista oficial de morcegos brasileiros), lista 2 (lista de registros duvidosos) e lista 3 (lista de registros errôneos).

Acesse a lista de espécies completa

Como citar informações desta página:

Garbino G.S.T., Gregorin R., Lima I.P. , Loureiro L., Moras L., Moratelli R., Nogueira M.R., Pavan A.C., Tavares V.C., Nascimento M.C., Novaes, R.L.M., Peracchi A.L. 2024. Updated checklist of Brazilian bats: versão 2024. Comitê da Lista de Morcegos do Brasil—CLMB. Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (Sbeq). Acessado em: